quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Concilio na PIB Universitária do Brasil


Prezados colegas,

segue o convite da Primeira Igreja Batista Universitária do Brasil para exame de concilio. Dia 25 de Outubro.Gostaria de pedir o empenho de todos os colegas para estarem presente neste evento.
A Primeira Igreja Batista Universitária do Brasil, na pessoa do seu pastor presidente Clark Gable de Araujo Barros , formula convite para o Concílio do irmão bacharel em Teologia Marcus Vinicius Alves Ribeiro, que se realizará no dia 25 de Outubro de 2010 ás 19.00 h, no templo da Rua Passo da Patria, 239 -25 de Agosto-Duque de Caxias.


Contamos com a sua colaboração.

" Juntos somos mais " Valorize sua ordem!!!

Com estima e fraternalmente, subscrevo-me em Cristo Jesus.

Pr. Carlos Alberto dos Santos
Presidente – OPBB-DC
Reg.3760

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"JUNTOS SOMOS MAIS"



Agradecemos os inúmeros email de apoio e confiança desmedido prestados por cada pastor, concretizado em palavras, ações e acima de tudo, em orações.
Isso nos tem dado ânimo, serenidade e tranquilidade para continuar trabalhando em prol de uma Ordem ainda melhor.
Sabemos que não iremos agradar a todos, no entanto esse gesto de carinho, nos dá a certeza que estamos no caminho certo.
Na paz de Cristo.

Pastor Carlos Alberto dos Santos
Presidente da opbbcaxiense
Reg.3760

domingo, 26 de setembro de 2010

Agradecimentos!!!


Amados pastores,
Que o Senhor continue vos abençoando!

Gostaria de expressar a nossa imensa gratidão a Deus por nos conceder um encontro tão abençoado e salutar. Como seria de esperar de nossas reuniões.

Um encontro que contou com a presença de 40 pastores, mais alguns lideres de multimídia das igrejas.

Uma particularidade neste encontro, foi a presença do pastor Hugo Sampaio( pastor de comunicação e de adolescentes da PIB da Barra da Tijuca),que nos falou sobre o tema " Mensagem multimídia! Compreendendo melhor o uso da tecnologia na pregação do evangelho".

Meus agradecimentos a PIB em Parque Fluminense, ao querido colega pastor Washington e toda a sua equipe por tudo que fizeram por nós.


Deus vos abençoe! " Juntos somos mais "



Pastor Carlos Alberto

Presidente da opbbcaxiense

Reg.3760

terça-feira, 14 de setembro de 2010

INFORMATIVO OPBBCAXIENSE


Diletos pastores,
gostaria de externar nossos votos de profundo agradecimento a todos pastores presentes no concilio do irmão Delcir na PIB Parada Morabi.
Louvo a Deus pelo apoio dos colegas, isso demonstra o carinho e credibilidade a essa gestão, no qual tem se esforçado para servir com eficiência e eficácia os colegas.
Gostaria que os colegas separassem as 2ª feiras para os concilios, pois além dos 4º Sabados também é nosso encontro oficial.

Fraternalmente,
Carlos Alberto dos Santos
Presidente da opbbcaxiense
Reg.3760

sábado, 11 de setembro de 2010

Informativo opbbcaxiense sobre exame de concilio


Diletos pastores,
Gostaria de ressaltar a importância da palavra do nosso diretor executivo pastor Márcio Barros no que diz respeito a preparação dos candidatos para o exame de concilio. “É nítido o despreparo de alguns candidatos, e tal circunstância não se harmoniza com a idéia de se entregar à igreja local e à denominação obreiros devidamente preparados. Tornar-se um pastor batista é algo da maior seriedade, e isso, penso, merece ser observado com dignidade e equidade por todos”.
A situação da formação teológica no Brasil é bastante preocupante. Entendemos que o exame de concilio é uma boa oportunidade de verificar a boa formação teológica dos candidatos, no qual é uma exigência para se tornar um pastor batista.
A consagração de um pastor é um processo de parceria entre a igreja local e a Denominação, via Ordem dos Pastores. Quem consagra o obreiro é a igreja, mas ela utiliza o parecer feito pela ordem como instrumento para tomada de decisão. Se o parecer for contrário à consagração, a igreja é autônoma para, ainda assim, consagrar o candidato, mas a OPBB também é autônoma para não aceitar a filiação deste obreiro na Ordem. Definitivamente, este não é o melhor caminho. O certo é a igreja e a Ordem desenvolverem todo o processo de consagração em parceria. Se a sua igreja pretende consagrar um obreiro, inicie contato com a opbbcaxiense.
Segue em anexo algumas recomendações para o exame de concilio para um candidato ao ministério pastoral batista

Requisitos necessários para um candidato ser examinado num concílio

1. Ter profunda convicção de sua salvação por meio da fé em Jesus Cristo;
2. Crer na Bíblia como sua única regra de fé e o Novo Testamento como sua pratica cristã;
3. Ser membro de uma Igreja Batista filiada a Convenção Batista Brasileira e estar em plena comunhão com a qual é membro;
4. Ter uma real e profunda convicção de que foi vocacionado por Deus;
5. Ter o devido preparo: Curso Teológico.
6. Ter apoio da esposa e dos filhos;
7. Ter um excelente testemunho de sua fé em Jesus Cristo;
8. Ter recebido um convite para pastorear uma congregação ou uma Igreja Batista filiado a CBB. (este ponto é fundamental para instauração de um concílio
Formação de um concílio
Será considerado apenas o que é relevante neste tema. É fundamental entender que apenas Pastores podem participar de um concílio para exame e consagração de candidatos ao ministério pastoral Batista.
Aos seminaristas, creio que devem ser instruídos e autorizados assistir concílios, para que possam aprender como funcionam. O mesmo procedimento deve ser concedido a Pastores de outras denominações evangélicas. Estes podem observar, mas nunca participar, nem da avaliação nem do resultado da votação. Quando aberto a todas as pessoas, é visível o problema do constrangimento aos Pastores presentes, se o candidato for repreendido por alguma colocação indevida ou ainda não responda as perguntas convenientemente. Conforme nova redação do estatuto da OPBB é necessário sete (7) Pastores da ordem para validar o exame em nível da OPBB. Não havendo este "quorum" o exame fica prejudicado e deve ser remarcado, após 180 dias, conforme o novo regulamento da OPBB.
Composição de um concílio

A composição para o concílio deve ser a seguinte:

1. Presidente
2. Secretário
3. Examinador na área de conversão a Jesus e chamada ministerial (esta área, impreterivelmente, deve ser a primeira a ser examinada, pois ela determinará a posição do concílio quanto a aprovação ou não do candidato)
4. Examinador na área em Eclesiologia;
5. Examinador na área em Teologia;
6. Pregador do sermão de consagração do novel Pastor;
7. Membro do concílio que fará a oração de consagração;
8. Membro do concílio que fará a entrega da Bíblia ao novel Pastor

A ordem pode ser alterada, no entanto é fundamental que o candidato seja examinado em todas estas áreas. A prática de ser indicado a votação um examinador geral deve ser evitada. Ps.: Todos os Pastores presentes ao concílio devem estar preparados para exercer qualquer função do concílio. É facultado o direito de recusar a indicação, assim como, de não ser necessário se justificar.
Dicas importantes
• A composição da diretoria deve ser feita num local reservado, com a presença apenas dos que irão participar do concílio examinante; É importante enfatizar que toda a diretoria seja filiada a opbb, para que o concilio tenha sua legitimidade.
• As deliberações sobre a eleição da diretoria do concílio devem seguir o modelo das Igrejas Batistas: proposta, apoio e votação;
• A Diretoria deve ser eleita minutos antes da instalação do concílio;
• É aceitável, preparar uma Banca, onde estarão o presidente, secretário, e o examinador da área. O candidato deve sentar-se de frente ao examinador e a Banca, e lateralmente voltado para frente aos demais componentes do concílio;
• O candidato deve receber a orientação que deve consultar a Bíblia quando desejar;
• O candidato ao responder as perguntas, deve citar um versículo da Bíblia, ou ainda melhor, fazer a sua leitura se souber onde encontrá-lo;
• Quando terminar o exame, os membros do concílio podem retirar-se para um lugar reservado, se houver outras pessoas presentes, para deliberar apenas da aprovação ou não. Caso não haja outras pessoas, poderá ser solicitado ao candidato que deixe o local.
• Não é permitido aos membros do concílio, declarar seu voto na presença do candidato, antes da decisão do concílio;
• Se o concílio for aberto às pessoas, alguém previamente escolhido poderá dirigir louvores, cânticos espirituais, enquanto os membros estão retirados para votação.
• Concluída a votação, o secretario informará o resultado da avaliação, declarando ao candidato se aprovado ou não e, se houve ainda alguma recomendação;
• Em havendo resultado de reprovação, devem ser informadas ao candidato, as áreas e porque foi reprovado. Neste caso, o concílio pode nomear alguém para orientar e ajudar em seus estudos sobre as áreas que foram reprovadas;
• É prudente dividir o concílio em duas partes: O exame e depois a consagração. Manter o intervalo, se possível, de no mínimo 15 dias. Isto poderá evitar constrangimento, tanto a Igreja como aos convidados, caso o candidato for reprovado.
Atribuições dos componentes do concílio
Segue os pontos mais relevantes das atribuições dos componentes do concílio:

1. Presidente - É concedido ao presidente da Igreja da qual o candidato é membro, de iniciar os trabalhos (desde que seja filiado a opbb). Isto ocorre como uma homenagem ao Pastor do candidato. Então, antes de ser eleita a Diretoria do concílio, cabe ao Pastor a abertura do programa e direção.
2. Secretário - Redigir a Ata e assiná-la; escrever na Bíblia que será entregue ao novel Pastor, após a dedicatória escrita pelo Pastor que fará a entrega; a composição do concílio, o nome do Pastor que fará a oração consagratória e do Pastor que fará o sermão de consagração.
3. Examinadores:
• Experiência de conversão a Jesus Cristo e chamada ao ministério Pastoral - Deve ser constituída em duas partes: 1) Conversão - 2) Chamada;
Ps.: A missão deste examinador é muito importante. Sua decisão em conjunto com os membros do concílio determinará a sua continuidade ou não.
• Antes do início da avaliação em cada área, o examinador deve acalmar o candidato, informando-lhe que o objetivo do concílio é de avaliá-lo sobre suas convicções, suas experiências e seu conhecimento Teológico para o Ministério Pastoral Batista;
• É necessário que o candidato se apresente: Nome; Idade; Naturalidade; Estado civil; (se casado) quantos filhos etc;
• É importante perguntar ao candidato sobre a data da sua conversão, textos bíblicos, pregador, etc..; também, os mesmos dados sobre sua chamada para o ministério pastoral;
• É importante perguntar-lhe se ele tem certeza de sua salvação; e também, se está convicto de sua chamada;
• O examinador deve perguntar as principais informações sobre o batismo do candidato: data, local, Igreja, ministrante. etc.;
• Examinador em Eclesiologia - Compete ao examinador fazer perguntas sobre as doutrinas da Igreja;
• Examinador em Teologia - Compete ao examinador fazer perguntas sobre Teologia (como ciência), e todas as suas áreas: Bíblica; Histórica; Sistemática e Prática;
• Pregador do sermão - Pode ser convidado pelo candidato ou eleito pelo concílio. No caso de ter sido convidado, o concílio deve ser previamente informado.
• Membro do concílio que fará a oração consagratória - Cabe, somente, orar a Deus, pedindo as bênçãos de Deus pela vida do novel Pastor e por sua caminhada no ministério Pastoral; pela vida de sua família e filhos. Deve evitar ler algum texto ou trazer ainda qualquer comentário; No final de sua oração deve mencionar que o novel Pastor está sendo consagrado ao Ministério Pastoral Batista em nome de Jesus;
• Membro do concilio que fará a entrega da Bíblia - No momento da entrega, é importante ler a Bíblia para o novel Pastor, e proferir algumas palavras sobre ela e sobre a importância de que a utilize em todo o instante.
Ps.: Cabe a Igreja que convocou o concílio adquirir um exemplar da Bíblia com referências, dicionário e concordâncias.
Ata do concílio
É provável que a Ata do concílio pode ser o único documento que comprove que um Pastor foi aprovado para o exercício do Ministério Pastoral Batista. Então é de extrema importância sua elaboração, pois através de uma consulta, é possível saber se o concílio foi regular ou não. O registro da Ata em cartório de Títulos e documentos também é um procedimento importante a ser tomado. Ao agir assim, o novel Pastor terá um documento comprobatório da sua aprovação para exercer o ministério e também poder se filiar a OPBB. É de bom alvitre, a Igreja solicitante do concílio, arcar com as despesas para tais procedimentos.
Conselhos para os candidatos ao concílio
É fato de que um candidato ao ministério pastoral recebe inúmeros conselhos para preparar-se ao exame. Segue algumas recomendações que julgo importante para este evento:

Antes do concílio
• Comece a estudar assim que sentir Deus te vocacionando;
• Procure elaborar um roteiro de estudo com perguntas e respostas bíblicas, com citações de versículos, capítulo e Livro da Bíblia;
• Procure assistir a todo concílio que tiver conhecimento, preocupando-se em anotar as perguntas e respostas ás questões e sobre todos os procedimentos na formação do mesmo;

Após ser marcada a data para o exame
• Se programe para intensificar seus estudos; repassando o que já foi aprendido. Dê ênfase nas áreas que tiver dificuldade e procure ajuda com seu orientador, para os pontos mais difíceis;
No dia que antecede ao concílio (dicas de vestibular)
• Descanse o máximo que puder, não tente acrescentar algo ao aprendizado, é mais provável que esqueça o que já estudou do que aprender alguma novidade;
• Consuma alimentação leve e beba muita água. Busque algum tipo de lazer para descontrair.

Durante o exame
• Procure acalmar-se;
• Seja objetivo em suas respostas, não se alongue; E se a resposta puder ser definida em apenas um sim ou não, responda exatamente assim;
• Faça menção da Bíblia no maior número de suas respostas; tente citar de cor ou lendo no mínimo um versículo para cada questão.

Ps.: Não se esqueça que sua confiança está em Deus que o vocacionou. Procure seguir estes sábios conselhos e, certamente, o Espírito Santo te iluminará e te capacitará para todas estas etapas.

Fraternalmente,
Pastor Carlos Alberto
Presidente opbbcaxiense

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Concilio na PIB em Parada Morabi



Prezados colegas,segue o convite da Primeira Igreja Batista em Parada Morabi para exame de concilio.
A Primeira Igreja Batista em Parada Morabi, na pessoa do seu pastor presidente Daniel, formula convite para o Concílio do irmão bacharel em Teologia Delcir de Oliveira Muniz, que se realizará no dia 13 de Setembro de 2010 ás 19.00 h, no templo da Av. Anhangá, 13-Parada Morabi em Duque de Caxias.( Referência entrar no posto de gasolina desativado antes do retorno de Imbariê ).


Contamos com a sua colaboração.


" Juntos somos mais " Valorize sua ordem!!!
Com estima e fraternalmente, subscrevo-me em Cristo Jesus.


Pr. Carlos Alberto dos Santos

Presidente – OPBB-DC
Reg.3760

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Informativo opbbcaxiense " Convite para concilio "



Prezados colegas,segue o convite da Terceira Igreja Batista em Gramacho para exame de concilio.

A Terceira Igreja Batista em Gramacho, na pessoa do seu pastor presidente Diuanderson, formula convite para o Concílio dos irmãos bacharel em Teologia Alessandro e Luis, que se realizará no dia 06 de Setembro de 2010 ás 19.00 h, no templo da Rua Mal.Gois Monteiro,842- Gramacho em Duque de Caxias. Contamos com a sua colaboração.

" Juntos somos mais " Valorize sua ordem!!!
Com estima e fraternalmente, subscrevo-me em Cristo Jesus.


Pr. Carlos Alberto dos Santos

Presidente – OPBB-DC
Reg.3760

Seja bem vindo pastor batista caxiense - esta é a página eletrônica da sua OPBB Subseção Caxiense

OPBB-CAXIENSE 2011/2012 "Pastoreando com transparência, liderando com excelência "

A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, fundada em 1940, por tempo indeterminado, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, é uma associação civil federativa, de caráter religioso, sem fins lucrativos.

visitas Online

Diretoria 2011/2012

  • Presidente: Pr. Carlos Alberto dos Santos (SIB-PILAR)
  • Diretor Executivo: Pr. Luzivalde Dias Santos ( IB Bosque )
  • 1º Vice-presidente: Pr. Heitor Fernandes ( PIB Pq.São José )
  • 2º Vice-presidente:
  • 1º Secretário: Pr. Pedro Alves de Sousa(SIB em Pilar)
  • 2º Secretário: Pr. Jonas Sacramento ( IB Paulicéia )
Ordem dos Pastores Batistas de Duque de Caxias