segunda-feira, 14 de junho de 2010

O desafio do pastoreio


O pastor é alguém que cuida de um rebanho, suprindo-lhe as necessidades básicas, protegendo-o de quaisquer perigos e partindo em busca de possíveis ovelhas extraviadas.
Jesus escolheu doze homens para estarem com ele( Lc 6:12-16 ). A estes Jesus capacitou, preparou e ensinou durante os anos de ministério. Jesus os escolheu para que eles estivessem à frente do seu rebanho após a sua partida. Jesus os chamou para apascentarem o rebanho de Deus ( Jo 21:15-17 ).
Mas, os apóstolos não viveram para sempre, e outros foram escolhidos pelo Espírito Santo para continuarem a obra da igreja, levando adiante a missão que inicialmente Jesus confiara aos seus discípulos. Assim, o " rebanho de Deus ", a igreja, precisa de pastores segundo o coração de Deus, segundo o exemplo de Jesus.

I. Pastores segundo o coração de Deus chamados por Deus.

Foi do interesse de Jesus que o seu povo não estivesse à deriva, sem liderança pastoral. É muito estranho o fato de existirem igrejas que não queiram ser lideradas por um pastor. Isto destoa daquilo que ensina o Novo Testamento. O rebanho ( a igreja ) pertence a Deus, mas todo rebanho precisa de um pastor.( Ef 4:11 ). O pastor não é o dono do rebanho, nem o rebanho é o seu próprio dono. Pastor e rebanho precisam um do outro.

II. Pastores segundo o coração de Deus têm funções definidas pela palavra de Deus.

O pastor não deve ser o " faz-tudo "; pelo contrário, ele deve se concentrar prioritariamente naquilo que, segundo a palavra de Deus, ele foi chamado a fazer:
a) Dirigir ou guiar o rebanho
b) Alimentar o rebanho
c) Cuidar do rebanho

III. Pastores segundo o coração de Deus precisam de ovelhas segundo o coração de Deus.

O pastor precisa ser amado pela igreja. não há nada pior no ministério pastoral do que ser desvalorizado e desrespeitado pelos membros da igreja. não há desculpas para o crente que trata o seu pastor com desdém ou com desrespeito. Biblicamente falando, tal pessoa prestará contas a Deus,seja diácono, seminarista, líder, membro fundador ou maior ofertante da
igreja.( Hebreus 13:17 ). Faça a sua parte como ovelha de Cristo e entregue a vida do seu pastor nas mãos do Senhor do rebanho.

Conclusão:

Vivemos numa época onde a figura do pastor tem sido bastante desvalorizada. é preciso retornar ao que a Bíblia nos ensina, resgatando a beleza e o valor da função pastoral. Pastores e ovelhas precisam se reencontrar na palavra, até que venha aquele grande dia quando todos veremos Jesus Cristo, o supremo pastor.

Pastor Carlos Alberto dos Santos
presidente da opbb-caxiense

Nenhum comentário:


Seja bem vindo pastor batista caxiense - esta é a página eletrônica da sua OPBB Subseção Caxiense

OPBB-CAXIENSE 2011/2012 "Pastoreando com transparência, liderando com excelência "

A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, fundada em 1940, por tempo indeterminado, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, é uma associação civil federativa, de caráter religioso, sem fins lucrativos.

visitas Online

Diretoria 2011/2012

  • Presidente: Pr. Carlos Alberto dos Santos (SIB-PILAR)
  • Diretor Executivo: Pr. Luzivalde Dias Santos ( IB Bosque )
  • 1º Vice-presidente: Pr. Heitor Fernandes ( PIB Pq.São José )
  • 2º Vice-presidente:
  • 1º Secretário: Pr. Pedro Alves de Sousa(SIB em Pilar)
  • 2º Secretário: Pr. Jonas Sacramento ( IB Paulicéia )
Ordem dos Pastores Batistas de Duque de Caxias