sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Quem não somos





Quem não somos.

Antes de tentar estabelecer uma visão correta da nossa identidade enxergando pelo prisma de quem somos, é preciso olhar por um outro lado, que defina primeiramente quem não somos.
Isso parece tão óbvio que chega a dar a impressão de ser desnecessária a sua reflexão. É ai que se erra tanto neste tema quanto em todos os outros que se apresentam simples.
Desconsidera-se o fato de que o simples pode ter significados profundos para a vida, e que o complexo pode não passar de um complicado assunto de pouca ou até nenhuma aplicação prática para o cotidiano.
Inclusive, esse é um fator prejudicial ao amadurecimento, pois ao invés de conduzir a um crescimento segundo a estatura de Cristo, leva a pessoa a uma postura de hipócrita. Igual aos religiosos com os quais João Batista conviveu (João 1:19-28). Neste texto é descrita uma entrevista que fizeram com João Batista, a fim de descobrirem a sua verdadeira identidade.
Ao ser interrogado João notou que estavam querendo lhe atribuir identificações que não lhe pertenciam e foi contundente ao rejeitá-las (VS 19-21). Nessa ocasião, ele negou ser o Cristo, ou Elias, ou também o profeta. Nenhuma dessas atribuições estava de acordo com a sua identidade. E nem com a nossa.
O que falta para muitos é o reconhecimento que houve no Batista de que Cristo o Rei e ele o súdito (João 3:30), por isso lhe convinha que Jesus crescesse e ele diminuísse. Sem essa consciência de nossa parte, todo tipo de exaltação por nós dirigida a Jesus não passa de demagogia. Ele não trabalhava para construir um reino paralelo, um império pessoal, pois sabia que qualquer outro trono dentro do reino é usurpação, é negar a majestade e soberania de Cristo.
Quando pararmos de trabalhar por nós mesmos, então Deus trabalhará através de nós e usará as nossas instituições como instrumentos seus. Pois se nos humilharmos na presença do Senhor ele nos exaltará (Tiago 4:10 ). O sucesso de nossas instituições vem de Deus, é o Senhor quem nos exalta à posição onde podemos ser maravilhosamente usados em prol dos interesses do povo de Deus.
O segredo está simplesmente no fato de que, no reino dos céus, todo o que se exalta é humilhado e o que se humilha é exaltado (Lucas 14:11).
Se humilhar é proveniente do fruto de nossa vida na cruz de Cristo.
Vida na cruz significa que aquilo que temos em comum é superior a todas as nossas diferenças. É necessário que haja pelo menos, um reconhecimento da parte de cada um quanto á culpa que tem pela falta de unidade, para que exista lugar de arrependimento em nosso coração e, assim, possibilidade de mudança e atitude. Do contrário, acabaremos nós mesmos constituindo o maior empecilho para o avanço do Reino Deus.
Que Deus nos motive a sonharmos ainda mais com a nossa unidade e nos ajude na realização de cada um dos sonhos dos pastores batistas caxienses!
“A primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade. A ultima é dizer obrigado”. (Max De Pee). Quero agradecer a todos pelo apoio, pela credibilidade depositada a essa gestão, a todo nosso staff que tem trabalhado de forma incansável para atender aos colegas pastores.

Entre nessa campanha “Juntos somos mais! Valorize sua ordem!!

Em Cristo,
Pastor Carlos Alberto
Presidente OPBB-DC

Nenhum comentário:


Seja bem vindo pastor batista caxiense - esta é a página eletrônica da sua OPBB Subseção Caxiense

OPBB-CAXIENSE 2011/2012 "Pastoreando com transparência, liderando com excelência "

A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, fundada em 1940, por tempo indeterminado, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, é uma associação civil federativa, de caráter religioso, sem fins lucrativos.

visitas Online

Diretoria 2011/2012

  • Presidente: Pr. Carlos Alberto dos Santos (SIB-PILAR)
  • Diretor Executivo: Pr. Luzivalde Dias Santos ( IB Bosque )
  • 1º Vice-presidente: Pr. Heitor Fernandes ( PIB Pq.São José )
  • 2º Vice-presidente:
  • 1º Secretário: Pr. Pedro Alves de Sousa(SIB em Pilar)
  • 2º Secretário: Pr. Jonas Sacramento ( IB Paulicéia )
Ordem dos Pastores Batistas de Duque de Caxias