sexta-feira, 9 de julho de 2010



10 Dicas para motivar sua equipe de lideres sem grandes investimentos para sua igreja!

A maior motivação é a que menos se precisa investir. Não é a motivação em dinheiro e sim a motivação que surge pelo relacionamento interpessoal que faz a diferença. Muitas vezes isso se concretiza quando os lideres passam a ouvir um pouco mais seus liderados e a se preocupar com o ser humano.
Precisamos entender antes de tudo, que lidamos com seres humanos, pessoas que tem família, necessidades, problemas emocionais e por isso é preciso entende-los e não tratá-los simplesmente como robôs.
Segue em anexo 10 atitudes para ter uma equipe extraordinária na igreja local.

1º Seja mais humanista.

Enxergue sua equipe de uma forma holística, reconhecendo seus pontos fracos e fortes. Saiba que ao enxergá-lo individualmente, considerando as características individuais de cada um, a equipe perceberá uma relação de interesse pessoal saindo da relação fria e superficial como geralmente acontece e como conseqüência essa relação, que obviamente deve ser sincera, gera motivação.

2º Diga a equipe o quanto ela é importante.

Reconheça e diga sempre o quanto sua equipe é importante para você e para sua igreja. Saber reconhecer e orientar são características de um bom líder e de uma boa igreja. Reconheça as vitórias, vibre com as conquistas, participe das realizações.

3º Dê feedback´s positivos.

Quando um líder erra. Ele é criticado, quando ele acerta às vezes nem recebe um simples parabéns. É preciso reconhecer os acertos mais que os erros. O objetivo do feedback é ser construtivo, por isso evite as criticas que na sejam proveitosas e simplesmente de opiniões sinceras que farão a liderança crescer até seu pleno potencial.

4º Dê incentivos à seus lideres.

Para gerar mais sustentabilidade do tripé: Motivação, reconhecimento e recompensa. Se possível, surpreenda sua equipe com incentivos extras, algo que não era esperado por eles.

5º Crie um ambiente propicio ao desenvolvimento de sua equipe.

Invista em programa de treinamentos, abordando assuntos que envolvam relações pessoais, gerenciamento de tempo, gerenciamento do stress, relacionamento familiar, qualidade de vida, etc... propiciando um desenvolvimento pessoal, que gerará satisfação por parte do pessoal e conseqüentemente uma relação de talentos.

6º Disponibilizar os recursos necessários para o bom trabalho da equipe.

O líder será muito mais motivado quando tiver em suas mãos os melhores, e de preferência, mais modernos recursos para o auxiliarem no trabalho. Condições excelentes para desenvolver o trabalho geram resultados extraordinários.

7º Dê assistência freqüente.

Somente estando junto com a equipe é que se entende o que ela está fazendo bem, o por que as coisas não estão acontecendo e ainda, quais são as reais necessidade da equipe. Com essas informações ricas e atualizadas é possível desenvolver encontros, que podem ser diários, semanais ou mensais, com o objetivo de capacitar e compartilhar experiência para o crescimento de toda equipe.

8º Gere e conquista a confiança da equipe.

Gerar confiança significa gerar comprometimento que leva a resultados que farão toda diferença. Como fazer isso?Cumpra realmente o que prometeu. Não somente delegue, faça.

9º Proponha objetivos reais.

Alguns lideres colocam objetivos, metas irreais para realidade da igreja. Trace metas reais, que incentivem o crescimento de cada um.

10º Forme um time fiel.

Forme seguidores que estarão do seu lado. Uma base solida da equipe sustenta todo o grupo.
Medite nesses 09 pontos aqui destacados e coloque-os em pratica que o resultado dessa 10º dica certamente virá como conseqüência.
Motivar pessoas, liderá-las para alcançarem sucesso nas suas vidas pessoal, eclesiástica e profissional está no fato de descobrir as ferramentas necessárias para explorar o Maximo potencial de cada um, alcançando e mantendo- o que é mais difícil- o desempenho Maximo de cada talento.
Siga as considerações propostas nesse texto que certamente você terá uma equipe mais motivada. Sua igreja como conseqüência cumprirá com um grande papel: Fazer do ambiente da igreja um ambiente propicio à realização e felicidade de cada um.

Pr.Carlos Albeto dos Santos
Presidente OPBBCaxiense

Nenhum comentário:


Seja bem vindo pastor batista caxiense - esta é a página eletrônica da sua OPBB Subseção Caxiense

OPBB-CAXIENSE 2011/2012 "Pastoreando com transparência, liderando com excelência "

A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, fundada em 1940, por tempo indeterminado, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, é uma associação civil federativa, de caráter religioso, sem fins lucrativos.

visitas Online

Diretoria 2011/2012

  • Presidente: Pr. Carlos Alberto dos Santos (SIB-PILAR)
  • Diretor Executivo: Pr. Luzivalde Dias Santos ( IB Bosque )
  • 1º Vice-presidente: Pr. Heitor Fernandes ( PIB Pq.São José )
  • 2º Vice-presidente:
  • 1º Secretário: Pr. Pedro Alves de Sousa(SIB em Pilar)
  • 2º Secretário: Pr. Jonas Sacramento ( IB Paulicéia )
Ordem dos Pastores Batistas de Duque de Caxias