sábado, 17 de julho de 2010

Cuidado com as palavras!!!





CUIDADO COM AS PALAVRAS!!

“Meus irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros”. ( Tiago 3:1 )
Num contexto judaico, os mestres seriam os rabinos, mas o contexto de Tiago faz referência à igreja cristã, onde os mestres seriam pessoas que se destacavam no conhecimento e ensino das Escrituras, que assumiam autoridade sobre os demais. Como os rabinos na sinagoga, estes mestres eram os lideres em suas igrejas, onde muitos eram apóstolos e evangelistas.
O caráter dos mestres é uma preocupação para Tiago, pois estes lidavam com a personalidade humana, tinham a tarefa de cuidar e zelar pelo ensino e prática das Escrituras.
“Todos nós sempre cometemos erros...” (Tiago 3:2)
Como seres humanos uma coisa que todos nós fazemos é errar, pois somos limitados e não acertamos sempre. E uma das maneiras mais comuns de errar é através de nossas palavras. Constantemente erramos ao falar de maneira apressada, usando palavras duras e impensadas. Por isso o seguidor de Cristo devem procurar cuidar para não tropeçar em suas palavras.
O cuidado com o que se dizia era algo muito sério dentro das comunidades cristãs primitivas. A Didaquê, uma espécie de manual de conduta das igrejas primitivas dos primeiros séculos da era cristã, diz o seguinte: “Corrijam-se mutuamente, não com ódio, mas com paz, como vocês tem no evangelho. E ninguém fale com nenhuma pessoa que tenha ofendido o próximo; que essa pessoa não escute nenhuma palavra de vocês, até que se tenha arrependido.” Este texto da Didaquê demonstra que a comunhão era algo básico para a sobrevivência da comunidade naquela época, a tal ponto que se existisse alguém que ferisse essa base tinha de ser isolado do contato até o arrependimento.
Com certeza a comunhão entre nós pastores deve ser mantida e devemos trabalhar para que isso aconteça, tomando o devido cuidado com as nossas palavras, a fim de que não sejamos pedra de tropeço para ninguém.
No versículo 4, Tiago usa algumas ilustrações: O freio, que controla os cavalos, e o leme, que controla os navios.
Nossas palavras devem ser bem aplicadas a fim de que possam colaborar para a edificação de todos, ao nosso redor. A maledicência, a fofoca só servem para destruição das pessoas, e isso não deve fazer parte de nosso estilo de vida.
Algo que eu e você devemos ter em mente é que tudo o que dizemos e fazemos deve ter como ponto principal a edificação do outro.
Quando Tiago fala sobre o “timoneiro”, ele ilustra o fato de que o próprio individuo é quem pode usar a língua corretamente ou abusar de seu uso. O timoneiro representa cada um de nós, representa o impulso íntimo que se baseia no grau de responsabilidade que cada pastor tem de ter com o bem-estar de cada colega.
A palavra é uma ferramenta poderosa e por isso devemos tomar cuidado com o que dizemos e a maneira como o dizemos. Pois podemos usar nossas palavras tanto para edificar como para destruir a vida das pessoas ao nosso redor. Nossas palavras nascem em nosso coração e mente. Sendo assim tenhamos uma mente e um coração que amem a Deus e favoreçam o próximo.
Para finalizar faço das palavras do pastor Martin Luther King em seu discurso memorável:
“Sonho que os homens levantar-se-ão, um dia, e compreenderão enfim que foram feitos para viver juntos em comunhão. (Orar com Martin Luther King, p.60).
Atenção colega pastor “JUNTOS SOMOS MAIS”
Fraternalmente,

Pastor Carlos Alberto dos Santos
Presidente da opbbcaxiense

Nenhum comentário:


Seja bem vindo pastor batista caxiense - esta é a página eletrônica da sua OPBB Subseção Caxiense

OPBB-CAXIENSE 2011/2012 "Pastoreando com transparência, liderando com excelência "

A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, fundada em 1940, por tempo indeterminado, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, é uma associação civil federativa, de caráter religioso, sem fins lucrativos.

visitas Online

Diretoria 2011/2012

  • Presidente: Pr. Carlos Alberto dos Santos (SIB-PILAR)
  • Diretor Executivo: Pr. Luzivalde Dias Santos ( IB Bosque )
  • 1º Vice-presidente: Pr. Heitor Fernandes ( PIB Pq.São José )
  • 2º Vice-presidente:
  • 1º Secretário: Pr. Pedro Alves de Sousa(SIB em Pilar)
  • 2º Secretário: Pr. Jonas Sacramento ( IB Paulicéia )
Ordem dos Pastores Batistas de Duque de Caxias